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Arduino - Speaker



 SPEAKER MONTAGEM ALTO-FALANTE





SPEAKER CÓDIGO ARDUINO - CONFIGURAÇÃO

Antes do void setup, temos de identificar todos os componentes que vamos referir no código.

Por isso, vamos agora identificar o Speaker e dizer em que Pin do Arduino Nano ele está conectado. Se olharmos para a breadboard reparamos que o Speaker está conectado ao Pin 2 do Arduino Nano e ao GND (Ground).

Vamos então acrescentar, antes do ‘void setup’, o seguinte:

const int Speaker = 2;

SIGNIFICADO DAS PALAVRAS

const = constante
int = inteiro

RESOLUÃO



SPEAKER CÓDIGO ARDUINO - EXERCÍCIO 1

Agora que já identificamos o Speaker e lhe demos um nome (Speaker), o Arduino sabe que o Speaker é o componente que está ligado ao Pin 2. Por isso, vamos agora dizer que queremos o Speaker a fazer um tom.

De 1 a 2000 cada número representa uma nota, ou um tom, sendo que mais pequeno é mais grave e mais perto do 2000 é mais agúdo. O 0 (zero) não é nenhuma nota.

Vamos então escrever, no ‘void loop’, o seguinte:

tone(Speaker,500);

RESOLUÃO

SPEAKER CÓDIGO ARDUINO - EXERCÍCIO 2

Agora que já metemos o Speaker a tocar sem fim, vamos fazer com que toque 1 segundo e depois fique 1 segundo sem tocar.

Vamos então escrever, no ‘void loop’, o seguinte:

tone(Speaker,500);
delay(1000);
noTone(Speaker);
delay(1000);


SIGNIFICADO DAS PALAVRAS

noTone = sem tom (Código 

para o Speaker parar de tocar 

o código anterior)

RESOLUÃO

SPEAKER CÓDIGO ARDUINO - EXERCÍCIO 3

Feitas as experiencias com o Speaker, vamos agora juntar o Speaker e os Leds!

Vamos fazer o seguinte: quando o Led Vermelho acender, toca a nota 500. Depois, quando acender o Verde, toca a nota 400. Por fim, quando o Led Azul acender, toca a nota 300!

Desta vez não vamos ajudar!

Boa sorte!

RESOLUÃO